sábado, 1 de janeiro de 2022

 PRIMEIRA EDIÇÃO DO ANO


   Olá pessoal! Começamos 2022 e como de costume no começo de cada mês publico um preview da revista "Occult Pop" no site issuu, link no canto a direita do blog. Lembrando que para obter a versão completa dessa e de qualquer outra edição da revista "Occult Pop" tem que entrar em contato com o autor pelo e-mail: ricardodiasoccultpop@gmail.com

   Nessa edição 6 da revista eu falei sobre entidades do folclore japonês em geral, e, mais especificamente sobre duas entidades mais conhecidas do folclore japonês: a kitsune (raposa demônio) e o kappa. Pra quem conhece sobre animes/mangás e cultura japonesa em geral certamente já deve ter visto várias referências a essas criaturas, retratadas como personagens. Pra citar alguns exemplos de animes em geral e da cultura pop temos referente a kitsune o Pokemon Ninetales:

   Há também um "bijuu" em Naruto:


 

   E no anime Yu Yu Hakusho tem o personagem Kurama cuja forma verdadeira é um kitsune humanoide com orelhas e calda de raposa:


   Já o kappa a criatura com forma de tartaruga que costuma puxar as vítimas humanas em rios e lagos para sugar os intestinos e fígado também é aludido na cultura pop como vemos no pokemon golduck:

  O vilão dos jogos Super Mario Bross "King Kopa" nada mais é do que uma referência ao kappa:


    Frequentemente em vários animes há referências ao kappa como no anime Bucky onde um dos vilões é um monstro tartaruga:


   Devido a essas criaturas serem retratadas na cultura pop, muita gente acaba pensando que se trata apenas de invenção da cabeça de produtores, mas, na cultura japonesa a crença nessas criaturas é bem real. As kitsunes (demônio raposa) que inclusive são homenageadas em vários templos xintoístas se enquadram mais como entidades espirituais que por conveniência e afinidade assumem a forma de raposas embora sejam "transmorfas" quer dizer que podem assumir qualquer forma. Além disso, as kitsunes também podem causar possessões assim como os demônios tão conhecidos da tradição cristã e Ocidental. Nós ocidentais costumamos interpretar o mundo das criaturas espirituais apenas em termos de anjos e demônios, mas, esse plano espiritual é muito mais amplo e repleto de entidades que não se enquadram nesse padrão anjo/demônio como os djinns (gênios) mais reconhecidos na tradição muçulmana por exemplo. Já o kappa, as referências a essa criatura na tradição é muito mais física do que espiritual, como por exemplo em diversas histórias do Japão feudal nas quais pessoas e até guerreiros samurais interagiam com kappas. Há muito mais criaturas estranhas no folclore de regiões do interior da Ásia, regiões rurais da China por exemplo, mas é uma área de pesquisa pouco explorada por pesquisadores em geral. Ao pessoal que tiver interesse, dá uma conferida na revista. Até a próxima!